Vigilância faz ação contra a dengue nas escolas

21/02/2019

Crianças são multiplicadoras de conhecimento, e pensando nisso, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, sempre desenvolve atividades com este público. Nesta época de verão e proliferação do mosquito da dengue, a temática junto aos alunos da rede pública de ensino é a dengue. A ação segue durante todo o mês de fevereiro.

Para os alunos dos Centros Municipais de Educação e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, foi preparado um teatro de fantoches, o “Mosquito Malvado”, junto com uma paródia. Já os alunos de 4º e 5º ano fizeram uma atividade prática, ensinando a elaborar armadilhas para larvas do mosquito. De tarefa, cada estudante ficou responsável de, uma vez na semana e junto com sua família, por 10 minutos, verificar sua residência para todos os locais que podem acumular água e serem criadouros do Aedes Aegypti.

Todo o trabalho e material foi desenvolvido e apresentado pelos próprios agentes comunitários de saúde e endemias, sob orientação da enfermeira Marcelli Leonarchik. “Percebemos que quando trabalhamos de forma lúdica, o aluno assimila melhor, interage mais. Acreditamos que o impacto é grande, sendo algo que chama a atenção e envolve o tema, chegando ao objetivo: que a criança receba o conhecimento e o leve pra casa, multiplicando com pais e familiares”, afirma a enfermeira.

Os objetivos da inciativa foram unificar a atividades dos agentes de saúde e de endemias, trabalhar com educação em saúde e ter as crianças como agentes mirins nas suas casas. A Diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Toigo, contextualiza que o resultado vem sendo positivo, com o público entendendo a mensagem. “Destacamos mais uma vez que é importante que a população esteja ao lado da equipe e que os criadouros sejam removidos todos os dias”, ressalta.