Vigilância em saúde faz capacitação de agentes de endemias sobre a dengue

15/02/2019

A época de verão é quando os problemas com o mosquito da dengue se intensificam. O recente levantamento de índice larvário - LIRA (realizado de 12 a 15 de fevereiro) revelou 1.9 de infestação no município, que representa situação de médio risco na questão da dengue. Com isto, a vigilância em saúde organizou capacitação com os agentes de endemias, para aplicação de inseticida.

O treinamento aconteceu durante todo o dia de hoje (15), e foi conduzido pelo biólogo da 7ª regional de saúde, Miguel Rotelok Neto. Na parte da manhã, foram apresentados aspectos teóricos - preparo, técnicas preconizadas, quantidades e uniformização da atividade para garantir a qualidade - e a, à tarde, práticos. “Considerando o aumento e presença das larvas em pontos estratégicos, fez-se necessário o treinamento para o tratamento residual, com inseticida. No entanto, ressaltamos que esta ação não elimina a responsabilidade da população, cada um em sua residência”, explica Miguel. O inseticida fica ativo de 2 a 4 meses, e será aplicado na próxima semana.

O LIRA revelou a presença de larvas positivas em todo o município. Além da aplicação do larvicida, outras ações serão tomadas com o objetivo de diminuir este índice. É o caso da educação em saúde, que é um trabalho nas escolas (do ensino fundamental ao médio, com palestras, fantoches, teatros), que inicia na próxima semana. “Trabalhamos com o público infantil para que consigam ser os agentes mirins e multiplicadores de informações o 1.9 é um número preocupante, e reforçamos que o uso do veneno não é a solução do problema. Ele é uma estratégia de controle, mas a população precisa fazer a sua parte”, afirma a Chefe da Vigilância em Saúde, Sandra Toigo.

Devemos sempre lembrar de evitar água parada. Vale ressaltar que são com atitudes simples que vamos eliminar os criadouros do mosquito, como colocando o lixo reciclável em saco plástico, mantendo caixas d`água fechadas, colocando areia nos pratos de vasos de plantas, verificando calhas  e retirando demais recipientes que possam acumular água no seu terreno.