Secretaria de Educação divulga notas do IDEM 2018

05/02/2019

Visando o aprimoramento contínuo da aprendizagem nas escolas do Município, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte implementou o Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal, o IDEM. E agora, depois da realização da sua segunda edição, divulgou os resultados para cada escola. Num geral, o Município alcançou média de 7,06 em português e 7,71 em matemática.

No comparativo com 2017, houve melhora significativa nas notas das escolas. O grande destaque e primeiro lugar em português (8,1) e matemática (8,6) foi a Escola Municipal Rural Visão do Futuro; o segundo lugar em matemática foi da Escola Angélica Battistuz (8,2) e em português, Escola de Excelência (7,8). Participaram do IDEM 2000 crianças, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“A partir dos resultados e índices, nós trabalhamos diretamente com as equipes pedagógicas, sabendo exatamente onde atuar. Percebemos, em relação ao ano anterior, a importância de trabalhar a adaptação curricular, ou seja, diferenciado com os alunos com mais dificuldade”, explica a Secretária de Educação, Édina Accorsi. Um das mudanças já implementadas na busca na melhora na qualidade de ensino e aprendizagem é que os professores passarão por constantes formações ao longo do ano.

A Escola Visão do Futuro, destaque no IDEM 2018, é um exemplo. Como conta a Diretora Enedir Bochio, em 2017 o resultado da instituição não foi tão satisfatório, o que motivou mudanças na abordagem da equipe pedagógica e professores para o ano letivo seguinte. “O resultado foi uma surpresa, porque são muitas escolas e todas realizam um bom trabalho. Mesmo trabalhando com projetos, nunca perdemos o foco do objetivo principal, que é a aprendizagem, sendo que português e matemática são a base de tudo”, conta. Ela também ressalta que o IDEM facilitou a avaliação e mudanças em cada escola.