Prefeitura realiza reunião com estudantes que utilizam o Transporte Acadêmico Gratuito

31/01/2019

Prestes a iniciar as aulas do ano letivo nas faculdades e universidades da região sudoeste. A Administração Municipal de Chopinzinho realizou na noite desta quarta-feira (30), reunião com os estudantes que utilizam o Transporte Acadêmico Gratuito. Ao todo, 14 linhas de ônibus transportam aproximadamente 500 alunos para instituições de ensino nos municípios de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco e Coronel Vivida.

A reunião aconteceu no Anfiteatro David Rogos Schmitz. Na oportunidade foi explanado o investimento que a prefeitura realiza no transporte, orientações aos alunos e detalhado o funcionamento do trabalho de 12 horas que cada estudante deve prestar ao município ao longo do ano.

O dinheiro que o aluno economiza com o transporte, pode custear as despensas de mensalidade, materiais escolares, alimentação dentre outras despesas. Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “anualmente investimos aproximadamente R$ 1 milhão, com recurso próprio do município. Destaco que não existe uma obrigação constitucional do município investir no ensino superior, essa responsabilidade é obrigação do governo estadual e federal. Mas entendemos a importância desse investimento e estamos fazendo”.

A novidade está na contrapartida dos estudantes beneficiados com o transporte. Cada aluno, no decorrer do ano terá que prestar 12 horas de serviços para a Administração Municipal. Cada secretaria terá uma relação de pessoas e dos cursos correlacionados com o setor e aos poucos, a prefeitura entra o contato com o estudante para definir data e horário de trabalho.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Édina Accorsi, “cada acadêmico na sua área de estudo, vai conhecer um pouco da administração pública, a funcionalidade dos eventos. Todo estudante deverá cumprir suas 12 horas de atividade, para no ano seguinte estar apto a renovar a inscrição do transporte”.