Com investimento de R$ 300 mil, Posto de Saúde Central será revitalizado

10/01/2019

Com o fluxo de mais de 500 pessoas por dia, a Unidade Básica de Saúde Central de Chopinzinho, a principal da cidade está sendo revitalizada. Orçada em R$ 304.181,87, a estrutura passa por grande modificação, ampliada e ganhando mais salas de atendimento, tudo visando oferecer qualidade aos usuários. A obra começou nesta quarta-feira (09), com o prazo de 60 dias para conclusão. Parte do recurso é do estado, através de emenda do Deputado Estadual Paulo Litro, o município também entrou com contrapartida.

A reforma contempla a troca do telhado que interliga as duas alas do posto, retirada do estacionamento para colocar piso de cerâmica e criar novas salas de atendimento ao público, reforma e ampliação de algumas salas no bloco mais antigo.  Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “queremos um ambiente revitalizado, uma estrutura de atendimento para as pessoas aguardarem com qualidade e acessibilidade”.

O atendimento à população contínua, com exceção do setor de ortopedia que foi transferido para Unidade de Saúde do Bairro Frei Vito.  Para manter os demais serviços, as equipes foram remanejadas para outros espaços dentro do posto de saúde. Cartazes informativos e funcionários estão orientando a população sobre as mudanças durante a revitalização.

Proporcionar bom atendimento e estrutura de qualidade para os cidadãos. Visando esse ponto que inúmeros prédios públicos contando a área de saúde, educação e esporte estão sendo reformados. Segundo Scolaro, “esse é o nosso compromisso de cuidar da nossa cidade. Não pensando apenas em inaugurar obras, mas também dar a manutenção que elas merecem para que as pessoas tenham condições de bom uso dos espaços públicos”.

Melhorias nas unidades de saúde do interior e cidade

Um olhar voltado as comunidades do interior de Chopinzinho. As estruturas públicas do interior também passam por reformas. Somados, as unidades básicas de saúde de Gramados, Invernadinha, Mato Branco e Santa Maria, recebem recursos superiores a R$ 140 mil. Em alguns casos, são locais que há 20 anos não passavam por reforma.

Na unidade da Invernadinha serão R$ 60 mil de investimentos. Será remodelada a antiga escola, com adaptação do local: banheiros, consultórios. Na unidade da comunidade de Gramados, com um total de R$ 32 mil, o foco é a reforma nos banheiros e remodelação do espaço, já que também funciona em uma antiga escola.

Em Mato Branco, serão alteradas as fachadas, substituídas as esquadrias, realizada pintura e muros, somando R$ 30 mil. E Santa Maria, com R$ 19 mil, recebe pintura, colocação de piso cerâmico e reforma no telhado.

Além do interior, a atenção também se volta aos bairros. As reformas na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida estão quase concluídas. No local foi realizado ampliação de 70 m², pintura interna e externa e troca de porta de acesso principal, em uma reforma de R$ 132 mil.

Ao todo são seis unidades em reforma, investimento da Administração Municipal que ultrapassa R$ 600 mil.