Você está em >

Notícias

Com a chegada do verão, o cuidado deve ser redobrado contra taturana

04/01/2019

As altas temperaturas do verão são propícias para o aparecimento da Lagarta Lonomia, conhecida também como Taturana. Elas vivem durante o dia agrupadas nos troncos de árvores e na grama, onde causam acidentes em contato com seus espinhos. Visando evitar incidentes, a Vigilância em Saúde de Chopinzinho está intensificando os trabalhos, principalmente o de orientar a população, nos cuidados contra o inseto.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde Sandra Silva Toigo, “as lagartas medem de seis a oito centímetros de comprimento, tem o corpo revestido de espinhos, parecido a espinhos de pinheiro. A cor é marrom claro, fundo verde e com listras de cor mais escuras”.

Algumas medidas práticas para evitar contato com a lagarta são manter o quintal ou terreno sempre limpo. Outra dica é pintar os troncos de árvores com cal pelo menos até um metro e meio acima do solo. Dessa forma fica fácil visualizar a taturana e tomar os cuidados cabíveis.

“Em caso de acidente, procure urgente a unidade de saúde mais próxima, ou o hospital, levando junto alguma amostra do animal. Lembramos que em caso de acidente pode levar ao óbito em 72 horas se não tiver atendimento médico”, afirma Sandra.

O Departamento de Vigilância em Saúde atende na Rua Cel. Santiago Dantas, próximo a Unidade de Saúde Central. O telefone para contato é o 3242-1533.

 

PREVENÇÃO

- Atenção nos troncos das árvores e grama ao redor;

- Observar se as folhas estão roídas;

-Observar pupas e fezes no chão das árvores;

-Utilizar roupas que cubram todo o corpo durante atividades rurais;

- Pintar arte do tronco das árvores com cal. Para assim perceber melhor as lagartas;

 

SINTOMAS

Em caso de contato com os espinhos da lagarta, a pessoa no primeiro momento sentirá dor, seguida de queimação. A região afetada apresentará vermelhidão, inchaço e calor local. O paciente poderá também sentir mal-estar, cefaleia, náusea e vomito.

Se o paciente não procurar atendimento médico, o mesmo passará por manifestações hemorrágicas de 8 a 72 horas após o acidente, sendo estas: manchas escuras pelo corpo, sangramento no nariz, gengivas, urina e ferimento recentes. Os casos sem atendimento podem evoluir para insuficiência renal aguda e morte.

 

CUIDADOS

- Quando possível trazer a lagarta para avaliação juntamente com o paciente, coletando a mesma com muito cuidado, com luvas grossas ou pinça;

- A identificação do animal é necessária. Realizar registro fotográfico e se possível coletar o animal com cuidado.

- Obrigatoriamente avisar o setor de epidemiologia do município e ao setor de vigilância sanitária.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho