Chopinzinho lidera geração de empregos na microrregião em 2018

30/12/2018

Na contramão do cenário de muitas cidades brasileiras, o município de Chopinzinho lidera a geração de empregos formais na microrregião de Pato Branco em 2018. Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Chopinzinho tem saldo positivo de 224 vagas entre janeiro a novembro. A cidade está na frente de Coronel Vivida que registrou nesse período 222 vagas, seguido de Pato Branco com 172 e São João com 110 empregos formais.

Para a Chefe de Emprego e Renda da Agência do Trabalhador, Francineli Dalmolin, boa parte das contratações aconteceu em meses cuja tendência é baixa na geração de vagas. “Alguns meses que não era comum as contratações pelas empresas tiveram significativo aumento, já nos meses de maior volume de vagas, caso esse de novembro e dezembro ouve uma queda. Mas esse fator não atrapalhou no saldo positivo”.

A indústria de transformação foi responsável por alavancar a geração de empregos com 159 vagas, na sequência serviços e construção civil, 45 e 35 respectivamente.

“Há muito tempo não tínhamos um cenário favorável na geração de empregos no município. Um número que vale destacar é da indústria de transformação. Das 159 vagas, 80 foram do ramo alimentício que é uma das vocações de Chopinzinho. Temos várias empresas que trabalham nesse segmento, destaco uma que recebeu incentivos da Administração Municipal que é o caso do laticínio Latvida, gerando mais de 20 empregos”, afirma o prefeito de Chopinzinho Álvaro Scolaro.

A parceria do poder público com o SEBRAE, empresas e agricultores tem refletido para o cenário positivo. Segundo Scolaro, “temos uma série de ações com o objetivo de gerar esse desenvolvimento econômico, incentivando os empresários das mais variadas áreas, os microempreendedores, os produtores rurais para que a gente possa ter esse saldo positivo na geração de empregos”.

Além de Chopinzinho pertencem à microrregião as cidades de Bom Sucesso do Sul, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Mariópolis, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino.