Vigilância em Saúde de Chopinzinho fica em 1º lugar no VIGIASUS da 7ª Regional em Saúde

07/12/2018

Fortalecimento da saúde em todos os âmbitos. Com este objetivo em mente, a Administração Municipal vem investindo na saúde, para atender de maneira cada vez melhor à população. E o esforço vem dando resultados, como a conquista do 1º lugar no Programa Estadual de Qualificação da Vigilância em Saúde do Estado do Paraná – VIGIASUS. Chopinzinho alcançou 93,8% de ações implantadas.

Foram 124 ações pactuadas para a qualificação e fortalecimento da vigilância em saúde nos Municípios. As ações envolvem as diversas atividades desempenhadas, como na área ambiental, fiscalização, inspeções (mercados, frigoríficos, farmácias, comércio), dengue, processos administrativos, vacinas, entre outros. “Isso significa, primeiro tudo, muito trabalho. É uma área em que o trabalho às vezes não aparece ao público, mas é fundamental, que traz segurança à população: no consumo de alimentos, no comércio adequado, do trabalhador como um todo, o hall completo de vigilância em Saúde”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

A Vigilância em Saúde compreende cinco áreas: Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador e Promoção à Saúde. “Com isso, Chopinzinho vai ter mais recursos destinados. Tivemos um esforço muito grande, porque são ações que vão desde estratégias até a própria estruturação do serviço. Foi um ano inteiro de grandes ações”, destaca a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Toigo Silva. A classificação é anual e envolve outros 15 Municípios.