Você está em >

Notícias

Secretaria de Saúde promove Campanha de testes rápidos de HIV

04/12/2018

            Primeiro de Dezembro é lembrado em todo o Mundo como o Dia de Luta contra a Aids. Para marcar a data, de segunda a quarta-feira, a Secretaria de Saúde está promovendo a Campanha de intensificação de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Com uma única gota de sangue, entre 15 a 30 minutos, a pessoa já sabe o resultado para os quatro vírus.

            Com a ação, o objetivo é conscientizar a população, ampliar e qualificar o acesso ao diagnóstico. O teste é rápido, fácil e sigiloso: não precisa de requisição médica e nem jejum. E mais, todas as unidades do Município estão aptas a realizá-lo. É apenas necessário o Cartão SUS e documento de identidade. E vale ressaltar que, além do período de Campanha, os testes são feitos diariamente nas unidades de saúde, com acompanhamento de equipe multiprofissional.

            O diagnóstico precoce é fundamental. Os casos positivos fazem exames laboratoriais, e, caso confirmado o positivo, recebem acompanhamento médico e medicação, tudo pelo SUS. Hoje Chopinzinho conta com 24 pacientes notificados e em tratamento à AIDS. Qualquer pessoa pode procurar o teste rápido em caso de exposição a riscos, como sexo desprotegido, uso de seringas compartilhadas ou, ainda, contato com sangue ou mucosa de outra pessoa em acidentes.   



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho