Educação de Chopinzinho é destaque estadual e recebe prêmio do Ministério do Trabalho

27/11/2018

Ontem (26) foi mais um dia de premiação para a Educação de Chopinzinho. Dentre 80 municípios participantes e 90 mil alunos envolvidos, a esquete de teatro de resgate à infância “Não roubem minha infância” - realizado pela Escola Municipal Coronel Santiago Dantas em conjunto com o Centro Municipal de Educação Integral Maria Evanira Silvério -, foi premiado com o 2º lugar no Paraná.

Estiveram envolvidos alunos do 5º ano, comandados pela professora Elane Moreira. Cada aluno recebeu medalhas e troféus, e a escola e o centro vão dividir o prêmio de R$ 10 mil recebido (que vai ser investido de acordo com a necessidade de cada instituição). “É com muito orgulho que recebemos mais esta premiação em nosso município. Esta foi a primeira vez que nosso Município participa do projeto, e já tivemos este resultado. Agradecemos o empenho e a dedicação dos alunos, professores, equipes pedagógicas e direções para obter resultados positivos, como este”, destaca Édina Accorsi, Secretária de Educação, Cultura e Esporte.

A premiação foi uma ação de prevenção ao trabalho infantil, promovida pelo Ministério do Trabalho, com entrega na Federação das Indústrias do Paraná – FIEP, em Curitiba. Deste modo, também foi uma oportunidade para os alunos participantes viajarem, conhecerem a capital do Estado e participarem de um evento com esta proporção.

A Diretora da Escola Santiago, Danieli Pigosso, explica que iniciaram o trabalho em sala de aula já em maio e que a esquete foi montada após o processo de aprendizagem. “O prêmio é o reconhecimento do trabalho e dá muito orgulho, para vermos em que nível está a qualidade de ensino do Município”, diz.

No total, 07 alunos do 5º ano participaram. A esquete teve 07 minutos de duração e foi elaborada baseado nas ideias das crianças, com auxílio da professora. A história representou uma situação de trabalho infantil, com uma criança fora da escola e trabalhando carpindo lote. “A gente ficou interessado no trabalho de fazer um teatro, pra conscientizar as crianças. A professora pediu para fazer um texto e cada um foi falando um pouco do que sabia. Daí fizemos e participamos da premiação”, conta o aluno premiado Taylor Graneman, de 10 anos.

“A educação é um dos pilares da nossa Administração e através dela podemos transformar a realidade do município e sociedade e, Chopinzinho é destaque mais uma vez no Paraná”, reitera o Prefeito Álvaro Scolaro. Álvaro complementa contando do incentivo aos profissionais de participarem de concursos, também como forma de divulgar o trabalho realizado.