Grupo de Dor Crônica encerra atividades do ano

27/11/2018

Há três anos a Secretaria de Saúde desenvolve o Grupo de Dor Crônica, voltado à pacientes com fibromialgia. Na última semana, as 25 pacientes participaram do encerramento das atividades do ano, que contou com confraternização e brincadeiras. O trabalho é realizado em conjunto com a Clínica Municipal de Fisioterapia, ligada ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Com a consolidação do grupo e resultados alcançados, hoje existe até lista de espera para participar. São atendidas até 8 pessoas por turma (por limitação de espaço físico), com grupos de segunda à quinta-feira. Nos encontros são realizados alongamentos, exercícios posturais, fortalecimento muscular e corrida.

“A dor é contínua, então as pacientes continuam regularmente participando. Vemos que elas estão muito mais dispostas, fazendo as atividades corretas. Não faltam, são comprometidas, porque percebem a diferença nas suas vidas ao fazerem atividades físicas regulares”, desta Tarcila de Andrade, fisioterapeuta responsável pelo grupo. Ela explica que com a grande melhora das primeiras participantes, a procura cresceu. Para o próximo ano estão previstos maior número de dias e horários de atendimento, para atender a demanda.

Uma das pacientes atendidas é a Jurema da Silva. Com 55 anos, há 1 ano e meio participa do Grupo de Dor Crônica. A sua trajetória é semelhante a de muitas pessoas que sofrem com a fibromialgia: passou muitas vezes pelo médico e usou diversos medicamentos, seguindo com dor persistente. Ela conta que já estava quase sem conseguir caminhar, inchada e com dor nas pernas constantes. “Desde o primeiro dia, eu estou animada. Gosto de vir, melhorou minha autoestima. Eu não tinha alegria, só com dor, sem saber o que fazer”, diz. E no ano que vem, a presença de Jurema já está confirmada.

O grupo é realizado com mulheres que tenham diagnóstico clínico de Fibromialgia. A doença causa fortes dores pelo corpo e geralmente está relacionada a depressão. É um trabalho realizado em conjunto com o ortopedista da Unidade Básica de Saúde, que encaminha as pacientes para a Clínica.