Produtos apreendidos em inspeções são incinerados

14/11/2018

A Vigilância em Saúde realizou em setembro inspeção em 11 mercados do Município. Esta ação se encerrou no dia 08 de novembro, com a incineração dos produtos apreendidos. Foram 589 produtos descartados, na Caldeira da empresa Sojamil.

A maneira correta de descartar alimentos vencidos apreendidos nos estabelecimentos do município é incinerá-los. Isto faz parte do PAS - Processo Administrativo Sanitário, que é a ação de fechamento das inspeções nos mercados. Em Chopinzinho, a equipe de fiscalização é composta por quatro integrantes: a coordenação, fiscal de vigilância, autoridade sanitária e técnico em segurança do trabalho.

Esta ação de fiscalização acontece todos os anos, porque a área de alimentos é considerada de risco, seguindo orientações da 7ª Regional de Saúde.  A Diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Toigo Silva ressalta que nem todos os consumidores checam os rótulos dos alimentos antes de os colocarem no carrinho de compras e, por conta disso, muitas pessoas compram de forma despercebida produtos fora do prazo de validade. Para o vendedor, isto é crime.

Isto de acordo com a Lei 8.137/1990, que proíbe produtos vencidos ou em condições impróprias para o consumo sejam vendidos ou guardados/expostos em área de venda.

O que fazer caso tenha comprado um produto vencido?

A primeira medida a se tomar é procurar diretamente o fornecedor ou fabricante do produto, preferencialmente, com a nota fiscal em mãos e exigir a troca do mesmo. Se o fornecedor for resistente, o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária e requisitar o seu apoio.