Secretaria de Educação faz aplicação de provas do 2º IDEM

14/11/2018

Hoje (14) foi dia de aplicação das provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal, o IDEM, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Mais de 2000 crianças participaram, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e das 10 escolas do Município. Esta já é a 2ª edição do IDEM, que vai acontecer anualmente.

As provas – que abordaram português e matemática – foram elaboradas pela própria Secretaria, a partir dos conteúdos levantados pelas equipes pedagógicas e direções das instituições de ensino. Com a iniciativa, a Administração Municipal visa melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos, através do diagnóstico e avaliações, elencando os pontos positivos e negativos, a fim de criar metodologias e estratégias necessárias para melhorar a qualidade da educação do Município.

O indicador foi implantado pela atual Administração Municipal na buca de melhorar a qualidade de ensino na educação básica. Segundo o prefeito Álvaro Scolaro, “O IDEM foi criado para ter um indicador de avaliação do aprendizado em todos os anos de nossas escolas. São cobrados na prova os temas já trabalhados em sala de aula. Com isso conseguimos identificar turmas com dificuldade e desenvolver ações a curto prazo para melhorar o ensino em Chopinzinho”.

“Para nós, o IDEM serve como norteador. No ano passado tivemos uma avaliação positiva: vimos nos primeiros ciclos uma excelente nota. E algumas situações que apontamos no 2º ciclo, já estão sendo melhoradas, culminando com formação continuada no próximo ano”, explica Édina Accorsi, Secretária de Educação. Outro ponto positivo com a aplicação das provas é a preparação dos alunos para o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Deste modo, as crianças se preparam com o formato de prova, inclusive com a aplicação por professor diferente do regente de turma.