Veículo e equipamentos foram adquiridos através do Programa Família Paranaense

19/02/2014

O município de Chopinzinho conseguiu viabilizar junto ao Governo do Estado recursos para a aquisição de equipamentos que serão utilizados no atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade.

O prefeito municipal, afirmou que a Administração está sempre trabalhando no sentido de atender as famílias chopinzinhenses, promovendo ações de acolhimento e bem-estar, por este motivo investimentos são direcionados ao fortalecimento do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. “Dispomos de uma equipe multifuncional devidamente capacitada para trabalhar com as pessoas que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco. O Programa Família Paranaense tem o objetivo de estabelecer uma rede integrada de atendimento intersetorial com foco na proteção destas famílias”, explicou.

Foram adquiridos com os recursos do Programa Família Paranaense um veículo 0 km, um projetor multimídia, uma máquina fotográfica, material de expediente, brinquedos e cursos de capacitação. “para tanto, investimentos R$ 56.016,00 em recursos adquiridos junto a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social, mais R$ 2.800,00 em contrapartida do município”, afirmou.

Segundo a secretária de assistência social, os equipamentos serão direcionados ao atendimento do CRAS, que é executor do programa família paranaense no município de Chopinzinho. “O CRAS realiza o atendimento básico das famílias, trabalhando como uma porta de entrada no sistema único de assistência social, onde elas são acolhidas pela equipe de profissionais da Secretaria e encaminhadas a outros setores de atendimento sempre que necessário”, explicou.

Emancipação Socioeconômica

O programa Família Paranaense tem um objetivo muito importante que é promover meios de emancipação socioeconômica das famílias atendidas. “Com esta finalidade, conseguimos auxílio para o desenvolvimento de novos cursos de capacitação e profissionalização de trabalhadores, tendo em vista que a emancipação econômica das famílias só é possível a medida que possibilitamos as pessoas meios de inserção no mercado de trabalho ou ainda da ampliação da renda familiar. Trabalhamos para nossa população tenha em suas mãos meios de melhorar sua qualidade de vida e crescimento pessoal e familiar”, afirmou o Prefeito.

Os cursos conquistados junto a este programa do Governo do Estado são voltados a área de empreendedorismo, aperfeiçoamento de serviços domésticos, jardinagem e manipulação de alimentos. “Buscamos tomar atenção às necessidades apresentadas pelo mercado de trabalho em Chopinzinho, para que o objetivo dos cursos de capacitação seja alcançado com maior rapidez, uma vez que, o mercado absorve com maior rapidez os trabalhadores qualificados em setores de maior demanda”, concluiu a secretária de assistência social.