Você está em >

Notícias

Secretaria de Educação adere a projeto de transição para alunos que passam do 5º ao 6º ano

01/11/2018

            Ao longo da vida escolar de uma criança, são várias as etapas que se configuram como desafios. Os alunos que estão no 5º ano do Ensino Fundamental e estudam nas escolas municipais estão prestes a passar por mais um destes marcos: a mudança para a rede estadual de ensino. Esta transição é marcada por várias mudanças, em especial, na dinâmica das aulas, quando passam a ter maior número de disciplinas e professores. Pensando em facilitar a transição, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte aderiu ao projeto do Núcleo Regional de Educação (NRE).

            A primeira reunião aconteceu ontem (31), com a presença de representantes do NRE de Pato Branco, professores, diretores, pedagogos e representantes da Secretaria. O objetivo do encontro foi discutir as principais ações referentes a transição dos alunos da rede municipal de ensino para a rede estadual. A iniciativa de adesão ao projeto foi por entender a passagem do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental como um momento de quebra na rotina escolar do aluno, que pode causar alterações comportamentais tanto cognitivas, quanto psicológicas e emocionais.  

“Queremos proporcionar uma adaptação tranquila e um aprendizado de qualidade, apresentando estratégias de ações que possam contribuir para amenizar os conflitos vivenciados neste momento de mudança, identificando as maiores dificuldades apresentadas neste momento de transição”, explica a Secretária de Educação, Édina Accorsi. Como primeira atividade, na próxima semana já começam as visitas dos alunos às escolas estaduais, onde eles vão poder conhecer de perto o novo ambiente em que estarão inseridos.

 

Outras atividades do Núcleo em Chopinzinho

           

Neste mesmo dia, representantes das instituições de ensino de Chopinzinho, Saudade do Iguaçu e Sulina participaram do projeto “O Eu Contador”, na Oficina de Contação de Histórias. O curso foi ministrado pela professora Ivanilda Trindade, do NRE de Pato Branco, com carga horária de 8 horas.

A professora explica que o objetivo da Oficina é recuperar a herança empírica dos seres humanos, seus medos, descobertas e desejos, se percebendo como contador de histórias. Agora, os professores que participaram vão poder aplicar as técnicas em suas respectivas escolas.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho