Secretaria de Educação adere a projeto de transição para alunos que passam do 5º ao 6º ano

01/11/2018

Ao longo da vida escolar de uma criança, são várias as etapas que se configuram como desafios. Os alunos que estão no 5º ano do Ensino Fundamental e estudam nas escolas municipais estão prestes a passar por mais um destes marcos: a mudança para a rede estadual de ensino. Esta transição é marcada por várias mudanças, em especial, na dinâmica das aulas, quando passam a ter maior número de disciplinas e professores. Pensando em facilitar a transição, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte aderiu ao projeto do Núcleo Regional de Educação (NRE).

A primeira reunião aconteceu ontem (31), com a presença de representantes do NRE de Pato Branco, professores, diretores, pedagogos e representantes da Secretaria. O objetivo do encontro foi discutir as principais ações referentes a transição dos alunos da rede municipal de ensino para a rede estadual. A iniciativa de adesão ao projeto foi por entender a passagem do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental como um momento de quebra na rotina escolar do aluno, que pode causar alterações comportamentais tanto cognitivas, quanto psicológicas e emocionais.

“Queremos proporcionar uma adaptação tranquila e um aprendizado de qualidade, apresentando estratégias de ações que possam contribuir para amenizar os conflitos vivenciados neste momento de mudança, identificando as maiores dificuldades apresentadas neste momento de transição”, explica a Secretária de Educação, Édina Accorsi. Como primeira atividade, na próxima semana já começam as visitas dos alunos às escolas estaduais, onde eles vão poder conhecer de perto o novo ambiente em que estarão inseridos.

Outras atividades do Núcleo em Chopinzinho

Neste mesmo dia, representantes das instituições de ensino de Chopinzinho, Saudade do Iguaçu e Sulina participaram do projeto “O Eu Contador”, na Oficina de Contação de Histórias. O curso foi ministrado pela professora Ivanilda Trindade, do NRE de Pato Branco, com carga horária de 8 horas.

A professora explica que o objetivo da Oficina é recuperar a herança empírica dos seres humanos, seus medos, descobertas e desejos, se percebendo como contador de histórias. Agora, os professores que participaram vão poder aplicar as técnicas em suas respectivas escolas.