Você está em >

Notícias

CAPS oferta atividade física regular para pacientes

31/10/2018

            O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que funciona através da Secretaria de Saúde, presta atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, com atuação de equipe multiprofissional. Em Chopinzinho, com vistas à ressocialização, são oferecidas aos pacientes diversas oficinas terapêuticas. Outra atividade regular é a educação física.

            Ofertada duas vezes por semana (quarta e sexta-feira) na Academia de Saúde, são duas educadoras físicas que acompanham este último projeto. São sessões de 1 hora de atividades, que envolvem exercícios aeróbicos, recreativos e lúdicos. Em geral, a média é de oito participantes, número que variam conforme a alta dos pacientes.

            “Estas atividades são parte fundamental na ressocialização dos pacientes. São um incentivo para a prática de atividade física e para que se reúnam e convivam com outras pessoas”, explica a professora Erlaine Machado. Os exercícios são adaptados de acordo com as necessidades do grupo para aquele momento e para que todos consigam participar, já que alguns possuem limitações. Outro aspecto positivo são os benefícios da atividade física regular para diminuir a depressão, autoestima, problemas circulatórios, para dormir, entre outros problemas de saúde.

            “A evolução dos pacientes é notória. Percebemos que os pacientes estão praticando os exercícios também em casa e, em outros dias, na própria pista de caminhada em frente à Academia da Saúde”, relata a professora Patricia Morawski. Visando maior interação e sociabilidade com espaços do Município, outra iniciativa das educadoras físicas é percorrer, ao longo do ano, ambientes diversos da cidade, como Ginásios, Praças e Academias da Terceira Idade.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho