Entrega de óculos pela Administração Municipal cresce, chegando a 100 por mês

30/10/2018

Os problemas de visão não esperam. Pensando nisso, a Administração Municipal tem entregue uma média de 100 óculos por mês para os usuários do Sistema Único de Saúde. Hoje (30) foi dia de medição, quando mais 89 pacientes fizeram a escolha de suas armações de óculos. Ao longo de 2018, a Secretaria de Saúde terá somado cerca de 1050 óculos entregues.

Com mais divulgação, a procura por óculos vem crescendo. Em outros anos, em média, eram entregues 40 por mês. Este programa é sustentado com recursos próprios do Município, sendo que hoje não tem fila de espera, atendendo mês a mês a demanda.

São ofertadas as armações, lentes orgânicas e multifocais. Em média, há mais de 50 modelos para escolha do paciente e cada um opta ao que mais se enquadra em seu gosto pessoal. Dentre as opções, se procura manter modelos variados, resistentes, modernos e atualizados.

Para receber um óculos, é preciso se consultar com um oftalmologista do SUS. O processo é rápido, depois da consulta já é encaminhado para confecção e medidas do óculos. A receita deve ter menos de três meses, e o paciente deve precisar de mais de 0,5 grau até 15 graus. A Secretaria de Saúde faz aproximadamente 700 atendimentos por mês na área de oftalmologia.

“Conseguimos abranger um grande público através deste programa. Não adianta a Secretaria de Saúde disponibilizar uma consulta se a pessoa não ter condição de comprar os óculos, pois não seria efetivo”, explica Julimara Meira Zanotto, assistente social da Secretaria de Saúde e responsável por próteses e órteses. Se interessou? Para mais informações, procure a Secretaria de Saúde.