Chopinzinho realiza XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

24/10/2018

Durante todo o dia de hoje (24), Chopinzinho realizou a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município. Tendo como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, as discussões aconteceram no Anfiteatro David Rogos Schimtz. A ocasião contou com a participação de diversas escolas do meio urbano e rural, além de setores da sociedade, com representantes da educação, saúde, cultura e assistência social.

As conferências acontecem a cada dois anos, e colaboram para avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Atendimento a Criança e do Adolescente. O que for elaborado durante a Conferência Municipal, será levado pelos representantes da cidade à Conferência Estadual e Nacional. “É uma oportunidade que temos de falar sobre determinados temas, enviar nossas sugestões e colaborarmos em como se darão as políticas públicas para crianças e adolescentes nos próximos anos”, explica a Secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi.

Para um bom preparo da Conferência, foram realizadas ao longo do último mês pré-conferências nas escolas do Município, junto com a equipe técnica da Assistência Social. Seguindo os eixos temáticos estabelecidos, foram feitas explanações, abordando o objetivo das conferências e já levantando propostas dos próprios adolescentes.

A XI Conferência foi aberta a toda a comunidade, sendo uma promoção da Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário. “Na conferência foram eleitos os novos integrantes do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e eleição dos delegados, que vão representar o Município nas demais etapas”, diz a membro do Conselho, Cristiani Scariot.