Vigilância Sanitária inicia coleta do Programa PAMVET-PR

19/10/2018

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Chopinzinho iniciou as coletas de alimentos para o Programa PAMVET-PR (Programa Estadual de Controle de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos de Origem Animal). O programa é anual, sendo a Vigilância Municipal responsável pelas coletas e envio dos produtos.

A inserção do município nestas coletas é importante para se iniciar registros e histórico de pesquisa de resíduos de medicamentos veterinários em Chopinzinho, que geram dados e informações para posterior análise. Os produtos coletados são de produtores registrados no município.

“O Departamento de Vigilância em Saúde busca estar sempre alerta a situações onde a população possa estar em risco, visando sempre o bem estar da população e sua qualidade de vida. Nos colocamos sempre a disposição de projetos e programas que trabalhem neste sentido”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo.

A nível de Estado, o programa é coordenado pela Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos do Departamento de Vigilância Sanitária e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná, pertencentes à Superintendência de Vigilância em Saúde. O objetivo geral do PAMVET-PR é avaliar continuamente os níveis de resíduos de medicamentos veterinários nos alimentos de origem animal, fortalecendo a capacidade do Governo no que se refere a atender a segurança alimentar, evitando possíveis danos à saúde da população.