Vigilância Sanitária realiza inspeção em mercados do Município

17/10/2018

O trabalho da Vigilância Sanitária não para, e prevê ações que visam o bem-estar da população. Agora foi a vez de 11 mercados de Chopinzinho passarem por fiscalização. As inspeções iniciaram em setembro e seguiram até outubro, culminando com o dia 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Neste ano, foram apreendidos 589 produtos vencidos em área de vendas.

Em relação ao ano anterior, houve uma diminuição de 60% nos números de apreensões – caindo de 1585 para 589.  “Acreditamos que nosso trabalho quanto vigilância está sendo entendido pelo comércio. Tivemos estabelecimentos que não tiveram nenhum produto vencido em área de venda. O trabalho está dando certo e os proprietários estão fazendo a parte deles, que é o cuidado e atenção diários”, explica a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Toigo.

Esta ação acontece todos os anos, porque a área de alimentos é considerada de risco, seguindo orientações da 7ª Regional de Saúde. Um dos motivos elencados para a redução de apreensões foi que em 2017, depois das inspeções, a Vigilância promoveu uma palestra com os donos de estabelecimentos comerciais, com o Promotor Willian Scholz, onde foram abordadas as sanções e penalidades de se ter produtos vencidos em área de venda.

A equipe de fiscalização é composta por quatro integrantes: a coordenação, fiscal de vigilância, autoridade sanitária e técnico em segurança do trabalho. A Vigilância reforça que a população é o vigilante diário. Quem leva para casa um produto vencido, pode fazer a troca no estabelecimento, apresentando o produto e o tíquete de compra. Para mais informações, a Vigilância destaca que está a disposição da população.