CMDCA divulga carta do Fórum de Aprendizagem

11/10/2018

Em atendimento a um pedido do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PR, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Chopinzinho divulga carta do Fórum de Aprendizagem, que aconteceu no dia 14 de setembro. Nesta carta, se debate o Programa de Aprendizagem, onde se manifesta preocupação com as tentativas e investidas contra o instituto da aprendizagem profissional, política pública reconhecida e inclusão do adolescente e do jovem no mundo trabalho.

Segundo o Fórum, diversas são as frentes de ataque a aprendizagem, sendo a mais insistente a revisão das funções que demandam formação profissional metódica constantes na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e que servem com base para o cálculo da cota de aprendizes. Isto acarreta um enorme retrocesso na política pública de inserção do jovem no mundo do trabalho, pois reduzirá a quantidade de vagas disponíveis, o que fará com que tenhamos mais jovens às margens da profissionalização.

O Fórum de Aprendizagem do Paraná convoca todos os aprendizes, organizações, órgãos e instituições que desenvolvem, prestam auxílio, fiscalizam e/ ou estão de qualquer forma envolvidos direta ou indiretamente com o Programa de Aprendizagem para que juntos façam frente a estas tentativas de desconstrução da política. Em decisão pelo CMDCA, o conselheiros tornam público este documento.

Leia a carta na íntegra: CARTA DA FAP