ONC Vida entrega equipamento de infusão para ser usado em pacientes oncológicos

10/10/2018

Ontem (09) a entidade ONC Vida entregou em comodato à Secretaria de Saúde uma bomba de infusão, que vai ser utilizada em pacientes com câncer. O equipamento custou pouco mais de R$ 5 mil, e tem como função fazer o controle do gotejamento de medicação no paciente em casa, sem necessidade de internação hospitalar. Outra funcionalidade é a de infusão de alimentação.

“A ONC Vida está sendo um gigante parceiro da saúde pública de Chopinzinho, no trabalho de combate ao câncer e de levar informações. Esta aquisição traz mais conforto ao paciente, que pode ser atendido em casa, junto de sua família e longe do âmbito hospitalar”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

A bomba vai ficar a disposição da equipe do Programa Melhor em Casa, que vai designá-la aos casos necessários. O médico da equipe, Dr Mário Hurtado, explica que a intenção é usá-la, por exemplo, com medicação analgésica em pacientes de cuidados paliativos. “Ela colabora para atenuar as dores e no mínimo dar qualidade de vida neste fim de vida. Temos mais segurança, inclusive para poder medicá-los, porque é mais preciso, com doses previamente programadas”, complementa.

A ONC Vida atua em Chopinzinho no combate, prevenção e orientação ao câncer. O dinheiro é arrecadado pela entidade através de doação, campanhas e pelo bazar realizado quinzenalmente. “Estamos mais uma vez em festa. Agradecemos toda nossa equipe de voluntárias, a sociedade que colabora e a Secretaria de Saúde, pela parceria. Nós vimos a demanda dos pacientes, junto com a equipe do Melhor em Casa, e reconhecemos a tremenda importância da aquisição”, conta a coordenadora da ONC Vida, Anastácia Fávero. Os voluntários também trabalham em outras frentes visando o conforto dos pacientes, como a doação de colchões e empréstimo de balança de remoção.