Secretaria de Saúde desenvolve atividades da Campanha Outubro Rosa

08/10/2018

Um mês voltado à saúde das mulheres. Está acontecendo em Chopinzinho, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Outubro Rosa. Nos próximos dias inúmeras atividades serão promovidas para o público feminino. Hoje (08) inicia a coleta do preventivo e solicitação da mamografia.

“Como o foco é o câncer de mama e colo do útero, organizamos alguns dias para coleta do preventivo e já será feita a solicitação da mamografia das mulheres acima de 40 anos. Essa programação terá horários diferenciados”, destaca a Coordenadora de Atenção Básica a Saúde, Enfermeira Daniela Gaio.

No dia 20 e 27, num sábado, as unidades de saúde do Bairro Frei Vito, Nossa Senhora Aparecida e Central estarão abertas para os testes rápidos de Hepatite B, Sífilis e HIV. Nesta terça-feira (09) acontece a terceira Caminhada Rosa, a partir das 19 horas, com saída em frente ao Ginásio Dionisto Debona, percorrendo a Avenida XV de Novembro e encerrando a caminhada na praça da matriz.

Além de uma programação especial, a Secretaria de Saúde desenvolve vários trabalhos no decorrer do ano para alertar as mulheres sobre o câncer e incentivar a fazer o preventivo. Em Chopinzinho, o trabalho tem gerado resultados, principalmente na detecção precoce da doença.

Segundo Daniela, “neste ano estamos com 76 mulheres em acompanhamento por alguma alteração de mama. Dessas, 39 são casos iniciais em acompanhamento. Temos 31 mulheres na oncologia fazendo tratamento com quimioterapia e radioterapia. E seis mulheres no ambulatório, quando é necessário o procedimento cirúrgico. Se analisar esses dados tem mais de 50 por cento das mulheres que conseguimos fazer um diagnóstico precoce”.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. Para o Secretário de Saúde, Fábiano Popia, “é o mês voltado à prevenção, aos cuidados. Teremos eventos para chamar as mulheres a fazer os exames. Convidamos as mulheres a vir com nós nesta campanha, colocamos todos os profissionais a disposição para melhor atender ”.