Secretaria de Saúde alcança 1000 cirurgias eletivas realizadas

00/00/0000

Quem tem dor, tem pressa. Foi pensando nisso que a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, teve como uma das primeiras ações da gestão acelerar as filas de exames, procedimentos e cirurgias, com o Programa Zera Fila. E agora, foi alcançado o número de 1000 cirurgias eletivas.

As cirurgias proporcionam melhor qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao cidadão sua vida, de trabalho e bem-estar. O Zera Filas já conseguiu atender a demanda reprimida dos anos de 2012 a 2016 e, com este número, realizou mais procedimentos do que os quatro anos anteriores somados. “Como gestores municipais, hoje é uma data comemorativa. Nossa realidade era de pessoas com mais de 5 anos na fila de espera por uma cirurgia. Nós procuramos parceiros e recursos, com um trabalho realizado do começo ao fim”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

A realidade de quem está na fila, mesmo que sejam cirurgias eletivas, é de dor. São pessoas que tem mais índices de internação e também de uso de remédios. O Valdir Lang é um dos pacientes contemplados com cirurgia. Ele estava há seis anos na fila para um procedimento no joelho, que causava dificuldade em caminhar, já que saía fora do lugar. “Não tinha o que fazer. Se não tiver dinheiro para fazer, temos que esperar, né? Não tem outro jeito. Mas agora fui atendido e ficou bom”, diz ele, que fez a cirurgia em julho de 2017. Vale lembrar que ao mesmo tempo que está sendo atendida a demanda reprimida, continuam sendo atendidas as urgências e emergências.

No início da gestão e com o problema das filas que se apresentava, as ações principais foram no sentido de conseguir recursos e parcerias em âmbito estadual e federal, mas, principalmente, melhorar a gestão do recurso público disponível. “São muitos investimentos que temos feito, mas a prioridade é a saúde pública. Tenho orgulho em poder dizer e mostrar que estamos trabalhando, e queremos continuar neste ritmo até o final do mandato: por respeito a todos os cidadãos e para o melhor na saúde pública de Chopinzinho”, destaca o Prefeito Álvaro Scolaro. A busca é por soluções definitivas, melhora nas estruturas das unidades de saúde, atendimento com respeito e a prevenção em saúde.