Dia D da Campanha do Setembro Amarelo leva mais de 400 Chopinzinhenses à rua

27/09/2018

Na busca pela valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicosocial, realizou durante todo o mês a Campanha do Setembro Amarelo. Para fechar com chave de ouro, ontem (26) aconteceu a Caminhada Amarela, saindo do Ginásio Deonisto Debona até a Praça da Igreja Matriz, quando mais de 400 pessoas participaram.

Também marcaram presença na caminhada os moto clubes do Município e o Bike Club. Depois do percurso, todos puderam aproveitar diversas atrações na Praça da Igreja Matriz, como orientações da Campanha, show com banda de pop/rock, barraquinhas (pipoca e algodão doce), pintura facial, espaço kids, cama elástica, piscina de bolinhas, tatuagem de hena, atividades recreativas, dentre outros. “A população de Chopinzinho mostrou que a união aqui é e diferenciada e que estão todos engajados nesta luta, com esta mensagem bonita. Agradecemos a todos que participaram”, expõe o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

No Mundo, o suicídio já é a segunda maior causa de mortes entre os jovens. No total, são cerca de 800 mil mortes por ano, sem contar as tentativas. Com números tão preocupantes, se torna cada vez mais fundamental fazer orientações de prevenção. “É importante que quem está precisando de ajuda procure ajuda profissional. O CAPS está a disposição e temo uma equipe multiprofissional para atender todos os casos”, conta a coordenadora do CAPS, Danieli Verdi. Em Chopinzinho, a Campanha aconteceu em três fases. A primeira foram palestras voltadas aos adolescentes, a segunda, de panfletagem, e a terceira com a caminhada.