APAE recebe ônibus adaptado para transporte de alunos

27/09/2018

Para garantir o melhor acesso dos alunos que frequentam à APAE e necessitam de transporte escolar, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, entregou hoje (26) um ônibus adaptado para uso exclusivo da instituição. Com um investimento de R$ 248 mil – de recursos do Governo do Estado, com contrapartida do Município -, o novo veículo possui elevador para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, propiciando conforto e segurança.

“A APAE é referência no atendimento de crianças e jovens que tem necessidades especiais. Nós tínhamos uma demanda muito antiga (uma solicitação da diretoria e membros da APAE) para um ônibus adaptado. É uma alegria muito grande fazermos esta entrega e podermos proporcionar mais qualidade de vida para os alunos”, destaca o Prefeito Álvaro Scolaro. O recurso para a compra foi viabilizado pela Secretaria de Assistência Social, que iniciou o processo de compra em março de 2018.

A Secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi, conta que o processo de escolha de qual veículo adquirir e que atendesse a demanda foi tomada juntamente com a equipe pedagógica da escola. “Aqui é realizado um serviço lindo e gratificante, e só quem conhece o que a APAE realiza consegue entender o que significa este veiculo adaptado para a instituição”, diz.

Hoje a APAE atende 120 alunos, destes, 12 cadeirantes e 4 comprometidos fisicamente que farão uso do novo ônibus. A Diretora da APAE, Ana Maria Bosa, explica que antes eles entravam no ônibus com a ajuda de um auxiliar, mas que, por se tratarem não apenas de crianças, mas também adultos, era um processo difícil. “A partir de agora os alunos vão ter mais conforto, sem precisar que alguém os pegue no colo – o que pode até mesmo, involuntariamente, machucá-los. Vai melhorar 100%”, afirma.