Secretaria de Saúde inicia reformas em 4 unidades básicas de saúde do interior

24/09/2018

A saúde deve estar próxima dos pacientes, facilitando o atendimento, estando perto do conforto de suas residências e com condições de trabalho para os profissionais que atuam. Visando aprimorar as unidades básicas de saúde do interior e alcançar a população rural, vão passar por reformas quatro postos de saúde: Gramados, Invernadinha, Mato Branco e Santa Maria.

Estas unidades foram escolhidas para reforma, principalmente pela situação problemática em que se encontravam: falta de estrutura básica (como piso cerâmico), espaço e consultórios. Em alguns casos, são locais que há 20 anos não passavam por reforma. “É o maior momento do Município em obras que impactam diretamente na saúde e atendimento ao paciente. Temos que dar o exemplo: não é porque é SUS que deve ser de qualquer maneira. E isto vamos provar à população, porque eles merecem o melhor para seu atendimento”, salienta o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

Na unidade da Invernadinha serão R$ 60 mil de investimentos. Será remodelada a antiga escola, com adaptação do local: banheiros, consultórios. Na unidade da comunidade de Gramados, com um total de R$ 32 mil, o foco é a reforma nos banheiros e remodelação do espaço, já que também funciona em uma antiga escola. Em Mato Branco, serão alteradas as fachadas, substituídas as esquadrias, realizada pintura e muros, somando R$ 30 mil. E Santa Maria, com R$ 19 mil, recebe pintura, colocação de piso cerâmico e reforma no telhado. Todas estas obras iniciam já no mês de outubro.

“As mudanças vão proporcionar melhor utilização dos espaços já existentes, com adequação para os novos usos. As reformas impactam na qualidade do atendimento, na visão de que a saúde é respeitada, dando condições de atendimento, com condições sanitárias e no local adequado”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

Dentro das melhorias realizadas nas unidades de saúde, na área urbana, a UBS Nossa Senhora Aparecida tem previsão de conclusão das obras já em novembro. Lá foi feita ampliação de 70 m², pintura interna e externa e troca de porta de acesso principal, em uma reforma de R$ 132 mil. Uma das ações nesta obra é a adequação do espaço dos lavatórios, necessárias para a certificação de qualidade “Selo Ouro”. Outra unidade da cidade que recebe obras é a UBS Central, com reforma completa do espaço: troca de cobertura, piso, banheiros novos, criação de sala de espera, atendimento e agendamento, sala da vigilância sanitária, remodelação da fachada, entrada da ambulância. Serão investidos na unidade central cerca de R$ 330 mil.