Administração Municipal lança oficialmente Programa Leite Ideal

14/09/2018

Visando cada vez mais investir na área rural - um dos braços fortes da economia do Município - a Administração Municipal lançou hoje (14) oficialmente o Programa “Leite Ideal”. O programa prevê ao produtor toda a parte de assistência técnica e de organização da cadeia produtiva do leite dentro da sua propriedade. O foco é garantir a renda da família do campo, usando o potencial que cada um apresenta.

Nesta oportunidade, será realizado um projeto piloto, com 11 produtores. As visitas de consultoria serão mensais. Com a assessoria, serão levantados fatores como planejamento forrageiro, reprodutivo e questões econômicas da atividade, para que o produtor tenha conhecimento de todos os custos. Com isto, terá mais elementos para planejar seus investimentos e gerar renda, avaliando suas reais necessidades. “Entendemos que hoje os produtores precisam profissionalizar a gestão de sua propriedade, e este programa traz isso: suporte e consultoria para as propriedades. Queremos estimular a atividade leiteira, dar condições para continuarem e incentivá-los”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

O Programa surgiu por demanda dos próprios produtores. O “Leite Ideal” vai funcionar com investimento do Município, com R$ 230 mensais para cada propriedade, e contrapartida de R$ 100 mensais pagos por cada produtor. Esta forma foi utilizada, assim como no Programa “Mais Leite”, para garantir comprometimento por parte dos produtores em busca de resultados positivos.

“Estamos pensando também na sucessão familiar. Precisamos garantir para o produtor de leite, que o jovem tenha entusiasmo para seguir na atividade e que tenha renda ao final de cada mês”, salienta o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. As primeiras visitas começam já no mês de setembro, sendo denominadas de “Marco Zero”, a partir do que será realizado o monitoramento mês a mês. Uma das expectativas com o “Leite Ideal” é, após o piloto e através do exemplo de sucesso dos produtores participantes, ampliar o número de atendidos.