Administração Municipal certifica 13 jovens pelo Programa Jovem Aprendiz

13/09/2018

Ontem (12), na Secretaria de Assistência Social, a Administração Municipal certificou 13 jovens pelo Programa Jovem Aprendiz. Estes participantes fizeram, durante dois anos, curso de capacitação gratuito, que, aliado à prática em diversos setores da Prefeitura, proporciona o primeiro emprego, experiência de trabalho e formação profissional.

O Programa Jovem Aprendiz está em consonância com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), que visa inserção de jovens no mercado de trabalho e capacitação. As empresas de médio e grande porte devem reservar uma cota do quadro de funcionários para a contratação destes Jovens Aprendizes. “Esta é uma oportunidade do primeiro emprego, o que vai fazer toda a diferença na carreira destes jovens, que já terão uma experiência. A partir de agora, quem participou e teve a oportunidade de atuar na Administração Pública, fazer curso de capacitação na área administrativa, está em plenas condições de buscar as vagas de trabalho”, expõe o Prefeito Álvaro Scolaro, presente na entrega dos certificados.

O trabalho e o curso de capacitação aconteceu em período contrário ao turno escolar, já que uma das exigências é de que todos os jovens devem estar estudando. O curso é gratuito, e, além disso, cada Jovem Aprendiz recebe um salário. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de estudar, aprender uma profissão, entrar no mercado de trabalho, ganhar experiência profissional, e também proporcionar melhora na qualidade de vida de toda a família, com a renda extra.

O processo é aberto a cada dois anos, com 25 vagas no total. Nesta ocasião, foram 13 os concluintes que cumpriram todos os requisitos e seguiram até o fim do curso. Aos jovens que se interessarem: em breve será lançado novo Edital para participação do Programa Jovem Aprendiz na Administração Pública de Chopinzinho. Fique atento!