Secretaria de Saúde dá início a Setembro Amarelo com palestra para adolescentes

06/09/2018

Hoje (06) aconteceram três palestras da Campanha do Setembro Amarelo, promovido pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Para dar início a programação do mês foram convidados os alunos de 9º ano e Ensino Médio de todas as escolas do Município para um bate-papo sobre a prevenção ao suicídio, que é o foco da Campanha. Os encontros foram abertos, permitindo que professores, pais e comunidade em geral também participasse, no Anfiteatro David Rogos Schmitz. No total, mais de 1200 pessoas estiveram presentes.

A palestra foi ministrada pela médica que atua há 3 anos no CAPS, Audrey Gotardi. Ela trouxe dados sobre o suicídio e ações que podem ser tomadas quando nos deparamos com pessoas que possam estar pensando nisso. Os encontros contaram também com dinâmicas de grupo, vídeos de conscientização e lembrancinhas com mensagem de motivação e autoestima.

Todos os anos são realizadas ações de prevenção ao suicídio, mas para 2018, o CAPS e Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental pensaram, em especial, no público jovem e adolescente. “O suicídio atinge todas as faixas etárias – da criança ao idoso – mas resolvemos focar nos adolescentes e jovens pelos altos números de casos registrados entre esta população. Então resolvemos focar, pelos dados epidemiológicos”, explica a enfermeira Danieli Verdi, coordenadora do CAPS.

A programação da Campanha do Setembro Amarelo continua. No dia 21 de setembro será realizada panfletagem no centro da cidade, com distribuição de cartilha de informação – desenvolvida pela própria Secretaria de Saúde. Já o dia 26 é o dia D, com caminhada a partir do Ginásio Deonisto Debona, a partir das 19 horas, que culmina com ações para a família inteira e show de pop/rock na Praça da Matriz.