Você está em >

Notícias

Agosto Dourado reforça importância do aleitamento materno

14/08/2018

            Durante o mês de agosto, a Secretaria de Saúde tem realizado diversas Campanhas, sendo uma delas o Agosto Dourado. A ideia é de um mês dedicado à reforçar a importância do aleitamento materno, celebrado como alimento de ouro para a saúde dos bebês. Instituído no Brasil desde 2017, o Agosto Dourado relembra as recomendações, recordando e ensinando como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança e no vínculo familiar.

            Chopinzinho também entrou na onda da Campanha. Além das informações que são repassadas rotineiramente às gestantes durante o pré-Natal e consultas, durante o mês de agosto o projeto “Mãe Chopinzinhense” abordou mais profundamente o tema em seu encontro mensal. A enfermeira Francielli Guzzo, uma das coordenadoras do grupo, conta que, dentre outros aspectos abordados - em todas as reuniões é falado sobre a amamentação - mas que neste mês foi a hora de aprofundar o tema. “A amamentação está envolvida em todos os aspectos da vida do bebê: desde a imunidade, até a formação, tanto física quanto psicológica e o vínculo materno. E, parecendo ou não, as mães encontram dificuldades em amamentar”, explica. E falar sobre o tema tem funcionado, já que um dos resultados alcançados com o grupo é de as mulheres que participam terem mais facilidade de amamentar quando o bebê nasce.

A palestra do mês foi com a dentista Mônica Zanolla, falando sobre aspectos odontológicos na gestação e a importância do aleitamento na formação dos dentes das crianças e formação óssea, como maxilar, céu da boca e posicionamento da língua. Esta palestra não focou no aspecto nutricional e sim no fortalecimento e desenvolvimento da musculatura e ósseo da face da criança.

            O Grupo Mãe Chopinzinhense existe há 10 anos. Além dos encontros realizados mensalmente na Academia da Saúde, depois do 7º mês de gestação, as futuras mães tem uma reunião no próprio hospital, que é exclusiva sobre aleitamento. Lá, já mais próximo do parto, são reforçados os benefícios, composição do leite, mitos, técnicas, alterações da mama, orientação específica e elucidação de dúvidas. “Percebemos que ao participarem, as mães passam a dar mais importância, se sentem motivadas e mais seguras. Nosso foco é que o aleitamento materno seja feito ao menos nos 6 primeiros meses do bebê”, ressalta a enfermeira, também coordenadora do grupo, Danieli Fontana. Danieli complementa ainda que apenas 3% das mulheres que não podem amamentar é por problemas orgânicos, sendo todo o restante por falta de informação, apoio, conhecimento, dor, dentre outros fatores.

            A Campanha dura por um mês, mas o aleitamento materno deve ser praticado sempre. Devido a sua importância, o projeto “Mãe Chopinzinhense”, inclusive, foi destaque nacional, saindo na Revista de Secretarias de Saúde do Brasil. A Secretaria de Saúde de Chopinzinho está preparada para atender as gestantes, não só pelo projeto, mas nas unidades básicas de saúde. “O leite materno tem um papel fundamental na formação do organismo da criança. Quando a mãe amamenta ela passa não só nutrientes, mas também anticorpos e imunidade, coisas que no leite artificial não existem”, finaliza a enfermeira Francieli.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho