Cursos do SENAI trazem qualificação de mão-de-obra à Chopinzinho

09/08/2018

Seis cursos de capacitação e aperfeiçoamento, com mais de 100 alunos participando e com resultados positivos alcançados. Este foi o saldo, depois de 3 semanas de aulas teóricas e práticas, que a Administração Municipal, em parceria com a Associação Comercial de Empresarial de Chopinzinho e o SENAI, obteve. A parceria resultou na oferta de cursos com qualidade e, que, após sua conclusão, prepara os alunos para desempenhar as novas atividades.

Juracir Santos Curilo é um dos muitos casos de alunos satisfeitos. Ele fez o curso de “Pintura Decorativa”, e relata que trabalha profissionalmente com pintura, mas até então, apenas com as técnicas “normais”, em casas, prédios e muros. “O que me motivou a estar aqui é o tipo de pintura que foi ensinada. Estas técnicas são novas aqui no Município. Eu achei que era bem mais simples, mas vi que é complexo. Vou conseguir levar bastante coisa para o mercado de trabalho. No futuro, vamos usar bastante, vai ser muito proveitoso”, conta Juracir. A partir de agora, a intenção é aplicar as novas técnicas e detalhes em seus próximos trabalhos.

Rita Colla é mais um exemplo de conhecimento que vai ser aplicado na vida real. Ela fez o curso de “Fabricação de bolos, pães naturais e integrais”, e iniciou recentemente a produção de massas e pães, em sua própria casa. “Fui fazer o curso por interesse em aprender coisas novas e diferentes e que possam ser usadas no dia-a-dia, melhorando meu trabalho. Nós aprendemos algumas técnicas diferentes, normas de higiene e manuseio, alguns materiais que podem e não podem ser utilizados”, explica Rita. Os estudos de Rita, assim como dos demais participantes, foram realizados na Escola Móvel do SENAI.

Foram ofertados os cursos Básico de Comandos Elétricos; Eletricidade Básica Residencial; Fabricação de bolos, pães naturais e integrais; Técnicas em fabricação de pizza; Aperfeiçoamento Básico em aplicação de revestimentos cerâmicos e pintura decorativa. O Prefeito Álvaro Scolaro afirma que o principal objetivo com a iniciativa, de capacitar mão-de-obra e microempresários, foi alcançado. “A grande maioria dos participantes demonstraram satisfação com as capacitações e já nos solicitaram mais, demonstrando interesse em treinamentos futuros”, explica. A Chefe de Emprego e Renda do Município, Francineli Dalmolin, complementar que agora o foco é recolocar as pessoas capacitadas no mercado de trabalho ou ajuda-las a abrirem suas próprias microempresas.