Administração Municipal e FADEP fazem convênio para acadêmicos de medicina estagiarem nas unidades de saúde de Chopinzinho

07/08/2018

Na última semana a Administração Municipal e a Faculdade de Pato Branco – FADEP assinaram convênio, para que os acadêmicos de medicina, do 1º ao 6º períodos, estagiem nas Unidades Básicas de Saúde de Chopinzinho. O foco serão as equipes de Estratégia de Saúde da Família, através da disciplina “Práticas de ensino e saúde na comunidade”. A previsão é de que a partir do início de 2019 o Município receba os primeiros alunos.

“Conhecer a saúde pública é de suma importância: para aprender o convívio da atenção básica, como funciona a logística, atendimento, acolhimento e visitas domiciliares. Vai ser um diferencial na formação. Além de beneficiar a população com este contato com os estagiários, estamos pensando no futuro, em profissionais aptos para atuarem na área”, afirma o Secretário de Saúde, Fabiano Popia. Já o Prefeito Álvaro Scolaro salienta que um dos fatores que proporcionaram o convênio é o Município ter a estrutura necessária em saúde, com qualificação da atenção básica estabelecida e unidades com Selo Bronze – que é uma certificação de preparo da atenção básica, nos âmbitos de estrutura física e de recursos humanos.

A ideia é que os alunos sejam inseridos na Estratégia da Saúde da Família desde o começo da graduação, para conhecerem de perto a realidade local da Saúde Pública. “Esta disciplina faz com que os alunos sejam recebidos pelas equipes, tendo um preceptor responsável (que pode ser algum dos profissionais envolvidos naquela unidade de saúde). Deste modo, o aluno entende a realidade do paciente, tanto em relação à sua família, como de sua convivência em sociedade”, explica a Coordenadora do Curso de Medicina, Profª Drª Ivone Duarte. O Diretor Geral da FADEP, Eliseu Bertelli, diz que a principal motivação da parceria é a presença de alunos de medicina nesta região, o que facilita o acesso dos acadêmicos.