Você está em >

Notícias

Índice de Infestação de Aedes Aegypti em Chopinzinho está zerado

03/08/2018

A preocupação com a dengue é necessária durante todo o ano. Pensando nisso, o Departamento de Vigilância Sanitária promove diversas ações de combate ao mosquito. Nesta semana o Setor de Endemias realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) em Chopinzinho. O resultado encontrado foi de 0.0. Estiveram envolvidos com a avaliação cerca de 12 agentes, para vistoriar 570 imóveis.

Durante o levantamento, os agentes de endemias e de saúde puderam fazer a orientação dos moradores, em especial quanto a não deixarem água parada, evitando o desenvolvimento de larvas e novos mosquitos. “O índice considerável da diminuição de infestação se deu pela intensificação dos trabalhos realizados neste sentido. Os trabalhos do nosso setor objetivam sempre a prevenção e a qualidade de vida da população, e ao zerarmos o índice, vemos que tem dado resultado”, destaca a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo.

Desde 2016 - quando o Município estava em condições de infestação do mosquito da dengue - o levantamento é realizado. No último LIRAa, em fevereiro, alcançamos um índice de 2.3, considerado situação de alerta. A metodologia utilizada para chegar à estes números é do Ministério da Saúde, sendo que a coleta de dados é usada para direcionar quais ações devem ser realizadas no combate à dengue, mostrando a situação de cada região. Os resultados demonstram a média de larvas nos espaços intra-urbanos e com isto podemos identificar os locais para direcionamento das ações de combate aos vetores.

Vale reforçar que a população deve ser parceira no combate ao mosquito da dengue. Os cuidados continuam: limpe seu quintal, lave o bebedouro do animal pelo menos uma vez por semana, elimine os pratos de plantas e garrafas e retire recipientes que podem acumular água. A orientação é a colaboração para todos, que cada um faça o seu papel cuidando de sua casa e de seu quintal.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho