Secretaria de Agricultura promove palestra sobre propriedades leiteiras na Casa Familiar Rural

01/08/2018

A manhã de hoje (01) foi diferente para os alunos do 1º e 2º ano da Casa Familiar Rural de Chopinzinho. Eles receberam a palestra “Gestão da propriedade leiteira”, ministrada pelo médico veterinário da Prefeitura, Fernando Freire Ciola. Os 30 alunos presentes puderam aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o tema, representando um elo entre a sala de aula e o campo.

Com um total de 3 horas de duração, foram abordados diversos subtemas, como: nutrição, sanidade, criação de bezerra, aspectos econômicos da propriedade, instalações, sucessão familiar e gestão financeira. Em um próximo encontro, todos os alunos e palestrante vão até uma propriedade para visita prática. “Esperamos que os alunos divulguem a informação recebida, que sejam formadores de opinião e que consigam implementar em casa, de maneira gradativa, o que discutimos na palestra”, explica Fernando Ciola, médico veterinário há 8 anos na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. A palestra trouxe aspectos técnicos, com exemplos e casos reais, permitindo a interação entre o profissional e os alunos.

A Casa Familiar Rural funciona em regime de alternância, e forma os estudantes como Técnicos em Agropecuária. O pedagogo da instituição, Paulo de Almeida, salienta que um dos objetivos com a palestra é facilitar o contato com profissionais de diversas áreas. Neste caso, o foco foi a produção de leite em Chopinzinho, com toda sua cadeia produtiva. “O trabalho do professor, no dia-a-dia, tem um resultado. Quando vem pessoas de fora, trazendo outros exemplos e sua vivência, chama bastante a atenção dos alunos. É produtivo, porque pode despertar um maior o interesse por aquela questão”, diz.