Agência do Trabalhador alcança 90% da meta de colocações para 2018

13/07/2018

Os seis primeiros meses de 2018 foram de muito trabalho para todos os setores da Administração Municipal. Com a Agência do Trabalhador não foi diferente, o que resultou em números expressivamente positivos no período. De janeiro a junho, foi alcançada 90% da meta mínima estabelecida pelo Ministério do Trabalho para todo o ano.

O resultado é fruto de diversos fatores. O primeiro é a crescente credibilidade do órgão entre o comércio e indústria, conquistado com o trabalho diferenciado que vem sendo realizado - visitas, divulgação e exposição às empresas -, que tem procurado mais a intermediação da Agência para as vagas. Foram mais de 10 empresas que nunca tinham aberto vagas que começaram a utilizar os serviços.

Outro fator é a leve retomada da economia do país, entre janeiro e março, que elevaram a confiança dos empresários que reagiram com mais empregos. Historicamente, o município não tem contratações expressivas em janeiro, e por este fator, 2018 foi atípico, com mais contratações do que janeiro e fevereiro juntos, em relação a outros anos. Para o restante do ano, a expectativa é de mais colocações no mercado de trabalho, em especial com o novo laticínio que vem se instalar em Chopinzinho.

Hoje são várias empresas que utilizam os serviços da Agência do Trabalhador, que é uma das maneiras mais eficientes dos interessados em vagas na região ficarem informados. Duas das empresas que mais contratam pela Agência são a Coasul e a Doce D`ocê. Como exemplo, hoje a Coasul tem mais de 300 colocações – entre o frigorífico, fábrica de ração, entreposto Chopinzinho e entreposto Mato Branco -, sendo que no primeiro semestre, a empresa sozinha foi responsável de 70 a 80 colocações de empregos.