Departamento de Turismo promove curso de capacitação na Reserva Indígena

12/07/2018

Uma das ações que vem sendo tomadas para desenvolver o turismo em Chopinzinho é a capacitação dos produtores rurais, que farão parte do “Roteiro de Turismo Rural”. Nesta semana, entre os dias 09 e 11 de julho, foi a vez da Reserva Indígena receber o curso “Organização e Planejamento da Propriedade”, ofertado pelo Departamento de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

Foram 15 interessados participando ativamente do curso, que se realizou na própria Reserva Indígena, nas dependências da Escola Estadual Indígena Jykre Tãg. Este é o primeiro módulo do curso, e foca em apresentar o turismo e explorar as potencialidades do seu local, entendendo a oportunidade de atividade econômica. Os encontros seguem um roteiro pré-estabelecido, porém, o instrutor vinculou os ensinamentos para a realidade da comunidade, já que, apesar de também serem agricultores familiares, possuem características próprias de cultura, tradição e história.

“Encontramos um grupo variado e que entendeu a proposta de trabalho, refletindo sobre muitos aspectos. Este é o primeiro passo para se organizarem e receberem os turistas, em especial, desenvolvendo a trilha para o Pinheirão (ponto turístico local)”, conta a Chefe do Departamento de Turismo, Karin Gnoatto. De modo geral, a avaliação foi de que ainda existem potencialidades a serem descobertas dentro da Reserva, bem como locais, comidas e histórias.

Vale ressaltar o agradecimento pela colaboração da Secretaria de Assistência Social, da Diretora da Escola, Suzan Carneiro e Secretaria de Cultura e Turismo de Coronel Vivida, essenciais para a divulgação do curso dentro da Reserva Indígena. Também, da parceria com o Sindicato Rural de Chopinzinho. O próximo passo são os cursos de “Criação de trilhas”, que já está agendado para a próxima semana e o de “Artesanato”, para aproveitamento de materiais encontrados localmente.