Você está em >

Notícias

CAPS destaca Dia Internacional de Combate às Drogas

26/06/2018

            O dia 26 de junho marca internacionalmente o Combate às Drogas.  A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e tem o objetivo de conscientizar sociedades e governos sobre a importância de debater e propor soluções contra o comércio e o uso das drogas, seja por questões de saúde pública como para reverter as ameaças que as drogas representam, estando diretamente ligadas ao crime organizado internacional e ao terrorismo. Para lembrar a data, o CAPS de Chopinzinho destaca informações sobre o assunto.

            O termo “droga” é definido pela Organização Mundial de Saúde (1994) como qualquer substância não produzida pelo organismo, a qual tem propriedades de atuar sobre um ou mais de seus sistemas alterando sua homeostase. Nesse sentido, algumas drogas podem ser usadas com a finalidade de promover efeitos benéficos para o tratamento de doenças, enquanto outras drogas produzem efeitos tóxicos ao organismo, causando malefícios à saúde.

            As drogas psicoativas são aquelas que produzem efeito no Sistema Nervoso Central, modificando o seu funcionamento, podendo causar alterações nas cognições, na percepção das emoções e/ou nos comportamentos.

            O uso de drogas é um tema de grande relevância clínica e social. Quem não conhece alguém ou já ouviu falar de um vizinho ou um familiar que teve problemas relacionados ao uso de drogas, dentre elas o álcool?

            De fato, essas cenas são bastante corriqueiras não só para quem trabalha no campo da saúde, como também para a população de uma forma geral. No entanto, a questão que fica é: de que forma tais casos ocorrem no mundo e no Brasil?

            O Relatório Mundial de Drogas das Nações Unidas de 2017 aponta que o número de pessoas que usam drogas é elevado em relação à exposição a outros fatores de risco para a saúde. Ao menos um quarto de bilhão de pessoas (aproximadamente 5% da população mundial adulta) consumiu drogas ilícitas no ano anterior ao relatório. No mundo, 30 milhões de usuários de drogas ilícitas, ou seja, 0,6% da população adulta, têm algum transtorno causado pelo uso de drogas e precisam de tratamento.

            Dessa forma, o objetivo do tratamento deve ser focado, sobretudo, em melhorar as condições de saúde e de vida da pessoa, de maneira que ela possa exercer de maneira mais autônoma, independente e plena sua vida.

            O CAPS oferece esse atendimento á população com atendimento médico, psicoterapia individual e grupos terapêuticos. Procure o serviço!



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho