Palestra promove o debate sobre políticas públicas sobre drogas

15/06/2018

Na tarde de ontem (14) o Comitê Municipal Intersetorial de Saúde Mental, juntamente com a Secretaria de Saúde e Administração Municipal, promoveram a palestra “Diálogo sobre as políticas públicas sobre drogas”, no Clube do Vovô. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, representando diversos setores da sociedade, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho de Saúde, Conselho Tutelar, Educação, Assistência Social, Saúde e outras entidades.

As drogas se configuram como um problema em todo o país. “Este tema merece uma atenção especial da Administração Municipal, para unirmos esforços das diferentes áreas de atuação para discutirmos e encontrarmos mecanismos de trabalhar o assunto, para evitar e combater o uso de drogas”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro. Ele complementa falando da necessidade da ação em rede, em conjunto com o poder público e a sociedade, evitando que mais pessoas sejam usuárias.

O evento, aberto ao público em geral, visou fomentar o tema das drogas, pensando na prevenção e melhoria, como no trabalho intersetorial. “Conseguimos trazer esta palestra, pensando em agregar conhecimento técnico e indagar as pessoas que trabalham na rede de atenção, instigando o melhor atendimento ao paciente de álcool e drogas”, afirma a coordenadora do CAPS, Danieli Verdi.

A palestra foi ministrada pelo Advogado Carlos Augusto Weber, que trabalha com o tema há 37 anos. Ele já percorreu em 2018 mais de 60 cidades com o evento, que pretende em fase posterior capacitar os profissionais envolvidos em diferentes áreas de atuação. “O objetivo é mostrar para as cidades de todos os tamanhos que, embora diferentes entre si, elas possuem uma realidade parecida com relação às drogas. Contamos a nossa experiência de como é possível extrair o protagonismo Infanto-juvenil como ferramenta lúdico-pedagógica nas ações para fazer a prevenção”, explica Carlos Augusto.