300 professores da rede municipal de ensino participam de formação

30/05/2018

Estabelecida em calendário escolar desde o início do ano, hoje (30) aconteceu formação para 300 professores que atuam na rede municipal de ensino. Esta formação é organizada pelas escolas e CMEI`s, que determinam quais temas abordar. Neste encontro, foi ofertada capacitação em Primeiros Socorros e de “Linguagem escrita e consciência fonológica”.

“As escolas sempre observam que tem assuntos que precisam ser trabalhados, a partir de seu dia-a-dia. Então os diretores escolhem o que deve ser abordado e organizam com os professores”, explica a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Roseli Lorenzi. Esta formação é complementar à ofertada pela Secretaria, e também acontece duas vezes ao ano. Foram 4 horas de estudo.

No Anfiteatro David Rogos Schimtz, os professores que atuam nos CMEI`S participaram da capacitação e treinamento em Primeiros Socorros, ministrada pelo SAMU. A iniciativa do tema se deu pela importância de um treinamento adequado e que pode fazer a diferença na vida das crianças, quando de algum acidente. Esta capacitação foi organizada em parceria também com a Câmara de Vereadores – que recentemente aprovou Lei para que exista formação no tema –, com a Secretaria de Saúde e com a aluna do 9º período de enfermagem, Daiane dos Santos.

Como parte de seu trabalho de conclusão de curso, ela organizou a formação. “As crianças passam a maior parte de seu dia nos CMEI`S, e as professoras acabam tendo uma responsabilidade enorme quanto a eles. Além da capacitação e treinamento, aplicamos questionários que vão nos ajudar a entender a efetividade da formação”, conta Daiane.

Já na Escola de Excelência a fonoaudióloga da Secretaria de Saúde, Brunelli Pan, abordou o tema “Linguagem escrita e consciência fonológica”. Ela explica que, em resumo, versou sobre a reflexão de como as palavras são compostas e saber identificar e manipular os sons da língua, que muitos estudos indicam como pré-requisitos na aquisição da leitura e escrita. “Levando em consideração a importância deste tema, para um melhor desenvolvimento da leitura e da escrita e visando minimizar as dificuldades de aprendizagem, durante a formação repassamos aspectos teóricos e práticos”, diz. Foram apresentadas dicas, sugestões e exemplos para se trabalhar em sala de aula, considerando a realidade de cada escola.