Alunos do 3º ano da Escola Santiago Dantas visitam propriedade rural

24/05/2018

Hoje (24) foi um dia diferente para os 28 alunos do 3º ano da Escola Municipal Coronel Santiago Dantas. Todos eles, junto com professores e alguns pais, foram conhecer de perto uma propriedade rural e como é feito todo o procedimento de plantio, cuidado e colheita de verduras e legumes. Tudo isto fez parte do projeto “Horta na Escola”, desenvolvido desde o início deste ano letivo.

O objetivo principal é trazer para a escola alimentos mais naturais e sem agrotóxico, com os alunos conhecendo os processos de produção de alimentos.        A Horta já foi feita, e em breve a escola vai poder usufruir dos legumes plantados. A ideia do “Horta na Escola” começou junto com o Agrinho, que é trabalhado em todas as escolas do Município.

“É muito gratificante ver a empolgação dos alunos com o tema e na visita. Percebemos que a alimentação deles já está diferente. Estão vendo que o industrializado, o doce, não traz tanto benefício. As mães veem e me dizem que eles estão preferindo e escolhendo as frutas e verduras” conta a professora e coordenadora do projeto, Maísa de Fátima Alquati. Além dos alunos, professores e equipe pedagógica, estão sendo envolvidos na iniciativa os pais dos alunos, que também estão aprendendo e ajudando, podendo reproduzir posteriormente a horta em suas casas.

Quem recebeu esta turminha foi a propriedade dos Irmãos Bocalon, que tem produção e manufatura de hortigranjeiros e vai participar do Roteiro Turístico de Chopinzinho. Desde 2003 eles já vem trabalhando com estes produtos, e a partir de 2008, começaram com embalagens, industrialização e envasamento. “Foi uma alegria para nós recebermos estes alunos. Apresentei a eles o canteiro móvel - onde me ajudaram a fazer o plantio -, as mudas, conheceram o produto na roça e o processo de irrigação”, explica um dos donos da propriedade, o seu Luis Gilmar Bocalon. Lá as crianças puderam ver plantações de tomate, repolho, couve, brócolis, entre outros.