Administração Municipal desenvolve projeto com grávidas de Chopinzinho

23/05/2018

É no dia-a-dia das pessoas que a saúde e qualidade de vida podem ser melhoradas. Pensando nisso e visando baixar ainda mais o índice de mortalidade infantil no Município de Chopinzinho, a Secretaria de Saúde iniciou o projeto “Gestante em Casa”. Desde fevereiro a iniciativa leva atendimento domiciliar às gestantes de médio e alto risco, tanto na área urbana quanto rural. Hoje são atendidas cerca de 45 grávidas.

A equipe leva consigo todos os equipamentos necessários e que teriam em um consultório. Nas visitas é ouvido os batimentos do bebê, medido peso da gestante, pressão arterial, medida da barriga, verificação de carteirinha, vacinação e uso de medicamentos. O principal benefício do projeto, porém, é o atendimento ser feito em um ambiente de confiança da gestante, que se sente mais confortável e valorizada, podendo tirar todas as suas dúvidas. O “Gestante em Casa” é complementar às consultas do pré-natal.

Fazem parte da equipe de trabalho a ginecologista e obstetra Deize Schneider Cenci, a enfermeira Lídia Simionatto e a técnica de enfermagem Ana Nodari, além do motorista Lindomar Fracaro. “São pequenas coisas que fazemos e que proporcionamos a diferença na vida daquela família. Com o projeto, evitamos que esta gestante saia de sua residência. Procuramos dar este aconchego, para a mãe e para o filho”, explica a Drª Deize. As visitas acontecem às terças-feiras, focando nas grávidas mais próximas do parto. São as próprias unidades de saúde que repassam uma lista de quem deve ser atendido.

A gestante de 7 meses, Claudete Balena, recebeu a primeira visita da equipe nesta semana. Ela tem 20 anos e está grávida do seu segundo filho. A descoberta de mais uma gravidez foi de muita alegria, e de medo ao saber que seria gestante de alto risco. “Fiquei bastante feliz de receber a doutora aqui. A conversa foi boa, ela pede se a gente tem dúvida, e ajuda bastante”, complementa Claudete.

A Administração Municipal e Secretaria de Saúde apoiaram integralmente a iniciativa e disponibilizaram a equipe. Como ainda é recente o projeto, o resultado pode ser medido através da percepção dos próprios profissionais: eles já observam nas pacientes melhor entendimento do risco de suas gravidezes; o por quê do acompanhamento também feito em Pato Branco e, em especial, a relação de confiança estabelecida, que sucinta mais dúvidas e perguntas.