Programa Mais Leite abre inscrições para 2ª edição

02/05/2018

Diante dos resultados expressivos alcançados pelos 138 produtores atendidos na 1ª edição do Programa Mais Leite, a Administração Municipal abriu as inscrições para os produtores de leite que desejam participar em 2018. As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria de Agricultura, e os interessados devem levar suas notas fiscais de leite dos últimos 12 meses. Só podem participar produtores do Município e que não tenham sido beneficiados no ano anterior.

As inscrições seguem até 31 de maio e serão atendidos os primeiros 100 inscritos. Posteriormente, os produtores vão precisar entregar também análise do solo, para que seja feito um estudo de quais insumos a terra necessita. O programa prevê recuperação das pastagens, com até R$ 3.000,00 por beneficiado, que serão utilizados em calcário, ureia, potássio e fósforo. Além disso, durante o ano de participação há o acompanhamento técnico da equipe da Secretaria de Agricultura.

“No primeiro ano a avaliação do programa foi extremamente positiva, com a meta de incremento de até 25% na produção sendo superada. Com o Mais Leite estamos fomentando as pequenas propriedades, garantindo aumento de renda e produção, fazendo mais dinheiro circular no comércio local e incentivando a permanência no campo”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.

Cada produtor tem o compromisso de aumento de 25% ao longo do ano, quando não atinge a meta, deve devolver aos cofres públicos o equivalente que não conseguiu incrementar. O responsável pela Secretaria de Agricultura, Idevaldo Peretti, ressalta que os dados finais da 1ª edição serão finalizados em outubro, quando completa um ano do Programa. Já é conhecido, no entanto, a realidade de que mesmo com o período de seca, produtores relatam mais de 80% de incremento na produção. “Vemos o programa como um incentivo ao produtor, com diminuição do custo de produção e compensando o preço baixo do leite”, complementa Peretti.