Prefeito Álvaro inicia visita a todas as instituições de ensino da Rede Municipal; primeiro encontro aconteceu na Casa Familiar Rural

24/03/2017

Ontem (23) o Prefeito Álvaro e equipe da Secretaria de Educação visitaram a Casa Familiar Rural, quando estiveram em reunião com alunos e professores. Na ocasião, os presentes puderam repassar a situação de infraestrutura do prédio; pedido para contratação de oficinas de música e dança; e discutir avanços para a escola. Nesta fase, o Prefeito Álvaro e equipe estão fazendo o levantamento de melhorias possíveis para cada instituição, de acordo com prioridades e necessidade. Hoje a Casa Familiar Rural oferta o curso Técnico em Agropecuária, somando 60 alunos.

O Prefeito Álvaro sinalizou a possibilidade de bem-feitorias. “Neste ano, o Governo Estadual repassou mais responsabilidades para o Município, em relação à Casa Familiar. Queremos dar cada vez mais condições para os alunos se manterem lá”, explica Álvaro.

A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural. Lá eles recebem formação técnica, profissional e gerencial, tendo como objetivo qualificar esses jovens e oferecer alternativas de renda e de trabalho para assim permanecerem e beneficiarem a própria região.

A Secretária de Educação, Édina Accorsi, conta que a instituição se configura como espaço de socialização, além de aprendizado. “Conhecemos a realidade da Casa Familiar Rural, transmitida pelos próprios alunos e professores. Nos foi relatado a importância que a Casa Familiar tem para eles, do convívio e também do aprendizado para a agricultura”, afirma. Este sistema de ensino, de alternância de uma semana entre casa e escola, permite que os alunos levem o conhecimento às suas propriedades e ajudem a família com conhecimento técnico.

A visita fez parte da iniciativa da Secretaria de Educação, junto com a Administração Municipal, de visitar todas as Escolas e CMEI`s. Na oportunidade, serão levantadas demandas e melhorias que precisam ser feitas, em reuniões com alunos, professores e equipes pedagógicas. As visitas se iniciam pelos CMEI`s, na próxima semana. A previsão é de que em dois meses todas as instituições sejam visitadas.