Reunião discute ecoturismo da Reserva Indígena de Mangueirinha

24/03/2017

Entre os grandes potenciais do nosso Município, o ecoturismo ainda é um setor pouco explorado. Pensando nisso, e visando aproveitar as potencialidades naturais de Chopinzinho, hoje (24), em reunião, se discutiram possibilidades neste aspecto. Estiveram presentes Lideranças Indígenas da Reserva de Mangueirinha, Agência de Desenvolvimento Regional, Associação Comercial e setores da Prefeitura, como a Divisão de Planejamento e Projetos e Divisão de Meio Ambiente.

Hoje, a Reserva de Mangueirinha ocupa um total de 17.300 alqueires, e destes, 67% ficam no Município de Chopinzinho. Na reunião, discutiu-se possibilidades e maneiras de desenvolver o potencial turístico do local, como com ecoturismo, a cultura, artesanato e gastronomia dos indígenas. “A reunião foi produtiva. Os representantes da área indígena tem interesse na questão e as possibilidades são muito amplas. A ideia é que os próprios indígenas trabalhem, e o lucro se reverta para a sua comunidade” explica o Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins, presente na ocasião.

A partir da reunião se chegou à conclusão de viabilidade da ideia. Foi definida equipe de trabalho, contando também com os indígenas e FUNAI, para catalogarem os possíveis pontos turísticos da Aldeia – que é a maior reserva de Araucária da América Latina – e pensarem em projetos. A próxima reunião do grupo acontece no dia 07 de abril, na Prefeitura.