Acadêmicos de Engenharia Civil participam de projetos de mobilidade urbana em Chopinzinho

23/03/2017

Cerca de 25 alunos do 3º período do curso de Engenharia Civil estiveram em Chopinzinho no último sábado. Em parceria entre a Administração Municipal e a Faculdade de Pato Branco - FADEP serão desenvolvidos projetos pelos acadêmicos, na área de mobilidade urbana, em especial para a área central da cidade. A 1ª visita aconteceu no dia 18 de março, e foi acompanhada pelo Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins, e pelo Professor Responsável da turma.

A Administração elencou prioridades: ciclofaixa, faixas elevadas e de pedestres, acessibilidade nas calçadas e estacionamento. Os alunos foram separados em grupos, cada um responsável por uma frente de estudo. Neste momento, as melhorias estão sendo analisadas para a área central da cidade. O projeto de ciclofaixa é uma das ideias discutidas, para interligar alguns pontos e o Parque do Lago.

“Esta iniciativa faz parte do movimento promovido pela nossa gestão, de buscar parcerias com diversas universidades. Os acadêmicos vieram e vão desenvolver diversos estudos sobre o trânsito, estacionamentos, possibilidade de ciclofaixas, entre outros”, contextualiza o Prefeito Álvaro Scolaro. O Município enviou antecipadamente mapas para os participantes do projeto.

Neste primeiro momento foi feito um levantamento, com medições, que servirão de base para os primeiros projetos. O 2º encontro será para esclarecer dúvidas e questionamentos, sobre pontos específicos. “Nossa ideia é que esta seja uma primeira parceria. É bom para o Município, que recebe novas visões e projetos na mobilidade urbana e é excelente para os acadêmicos, que aplicarão na prática os conhecimentos de sala de aula”, explica Jovani Martins, Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos.

Serão feitos estudos que avaliem situações, com prós e contras e centrados na parte técnica, sobre redução de velocidade; inversão de vias; alteração de estacionamento para ganho de espaço; fluidez do trânsito; mobilidade nas calçadas; viabilidade de ciclofaixa; entre outros. Depois de prontos, os projetos serão levados ao conhecimento público, para gerar um debate aberto, em que a sociedade possa participar, visando melhorar a mobilidade urbana em Chopinzinho.