Você está em >

Notícias

Programa Saúde na Escola faz avaliação com alunos da Rede Municipal

16/03/2017

 

            Em parceria com o Governo Federal, Chopinzinho desenvolve em 07 Escolas da Rede Municipal de Ensino e em 04 CMEI`s o Programa Saúde na Escola – PSE. O objetivo do programa é identificar alguns problemas de saúde, relacionados ao ambiente escolar. São realizadas medição de peso e altura; cálculo do Índice de Massa Corporal; avaliação das Carteiras de Vacinação e avaliação de deficiência visual.

            A Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida realiza há 5 anos esta avaliação na Escola Municipal Maria Evanira Silvério e CMEI Recanto Feliz. Através do PSE, são feitas visitas na Escola uma vez ao ano, e no CMEI, 2 vezes. A enfermeira da unidade, Francielle Guzzo, conta que em 2017 foram atendidas 204 crianças. “O PSE é importante porque ajuda a identificar um possível problema. Como por exemplo, deficiência visual, que pode comprometer o desenvolvimento escolar da criança em longo prazo”, explica a enfermeira.

Além da parte da enfermagem, a odontologia é responsável por avaliação bucal. É realizada em todas as crianças, para identificar, cáries, problemas ortodônticos, aplicação de flúor e, ainda, cada criança recebe Kit Escovação, com escova, pasta e fio dental.

            Depois da avaliação, o próximo passo é encaminhar aos pais um bilhete, avisando que o aluno teve alguma alteração e que deve comparecer a unidade de saúde junto com um responsável. Na UBS os médicos fazem uma segunda avaliação e encaminham ao especialista necessário. “Temos sempre uma resposta boa com este programa, os pais procuram a unidade de saúde, sem resistência. Temos sempre uma resposta positiva” conta Francielle.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho