UBS Nossa Senhora Aparecida oferta oficina de artesanato para mulheres

14/03/2017

A Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida começou a oficina de artesanato para mulheres, “Transforme Lixo em Luxo”. Serão 04 encontros, todas as sextas-feiras, no Ginásio de Esportes do Bairro. Mais de 25 mulheres do local se interessaram e vão participar da iniciativa, que foca no reaproveitamento de materiais do dia-a-dia para produção de peças de artesanato.

A enfermeira Daniele Fontana explica que com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, procuraram mulheres que por alguma razão ficam em casa no período da tarde e que tinham interesse pelo artesanato. “Esta atividade vem como se fosse uma terapia para elas. Quando se está desenvolvendo o artesanato, é preciso foco, colocar sua atenção naquilo e, logo, gera um relaxamento. É um momento que se esquecem  um pouco dos problemas da casa, ocupam o tempo e desenvolvem o trabalho. Estes momentos oportunizam melhora na qualidade de vida”, explica a enfermeira Francielle Guzzo.

O material reciclado para utilização nas aulas será trazido pelas alunas. Cada aula terá duração de 2 horas. A Administração Municipal oferta outros materiais de arte e lanche para as participantes. As enfermeiras da UBS Nossa Senhora Aparecida ressaltam que após o Projeto as mulheres estarão aptas a desenvolver o trabalho sozinhas, ficando a seu critério se vão utilizar o conhecimento para uso próprio ou venda das peças.

As aulas serão ministradas pela artesã voluntária, Sônia Maria Vieira. Ela trabalha há 12 anos com artesanato e reciclagem. Ela conta que serão utilizados materiais como garrafas PET, latinhas, caixa de ovos, casca de ovos, entre outros. “Este é um trabalho sustentável, um modo de transformar o que iria ser jogado fora em peças bonitas. Como estamos no período que antecede a Páscoa, eu programei o projeto voltado a esta data”, diz Sônia. Nos próximos encontros as alunas vão aprender diferentes técnicas, possibilitando produção de peças variadas.