Encontros do PNAIC iniciam atividades

17/02/2017

Dia 14 de fevereiro, última terça-feira, aconteceu a primeira reunião do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC. Para o início de 2017, estão programados 10 encontros, todas as terças-feiras, na Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira. No total, são 45 participantes da rede municipal de ensino que trabalham no 1º Ciclo do Ensino Fundamental, entre alfabetizadores, coordenadores pedagógicos e diretores.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municípios. Seu objetivo principal é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Chopinzinho, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, é ministrado pela coordenadora local, Luciani Gubert Ferri e pelas orientadoras de estudos, Gisele Sávio e Clarice Burgert. “No pacto proporcionamos ao professor metodologias adequadas para atingir cada criança”, explica a coordenadora Luciani.

Como a Secretária de Educação, Édina Accorsi, expõe, o desenvolvimento destes projetos visam a melhoria na qualidade de ensino de Chopinzinho, acompanhando de perto a alfabetização das crianças. Aborda-se o letramento, que é fazer com que a criança aplique o conhecimento de sala de aula além dos muros da escola, em seu contexto social.

No pacto, vão ser realizados monitoramentos nas escolas para observar a aplicação das atividades aprendidas no curso de formação e para verificar a real aplicação das estratégias didático-pedagógicas. Além dos encontros, também são feitas reuniões com os participantes para reflexão e debates.