Rede Municipal de Ensino inicia ano letivo

15/02/2017

O ano letivo de 2017 começou na rede municipal de ensino. Desde segunda-feira, 13 de fevereiro, mais de 2000 alunos retornaram para as salas de aula. Os CMEI`S retornaram ainda no dia 30 de janeiro. Os profissionais que atuam na educação, durante toda a semana anterior, estiveram em Semana Pedagógica e Formação Continuada. Chopinzinho conta hoje com 5 Escolas, 5 núcleos e 5 CMEI`s.

Além do início do ano letivo, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, lançou o projeto “Escola Viva”. O Prefeito Álvaro Scolaro afirma que o objetivo do projeto é elevar o padrão de qualidade educacional dos alunos chopinzinhenses. “Faremos isto através de ações que priorizem a melhoria de espaços físicos das escolas, aquisição de materiais didáticos compatíveis com a faixa etária da criança, alimentação escolar adequada, transporte escolar, formação continuada, entre outros”, explica Álvaro.

Algumas ações já vêm sendo desenvolvidas. É o caso dos CMEI`S, que até o ano passado só ofertavam atendimento em tempo integral. A Secretária de Educação, Édina Accorsi, fala que, atendendo à demanda da população, neste ano iniciaram turmas de Maternal I e II que funcionam em tempo parcial. Além disto, a Secretária conta que já está previsto um CMEI de plantão no período de férias escolares.

No Tempo Integral, está gradativamente acontecendo a reestruturação das oficinas, por macro campos, adequando a carga horária conforme o número de alunos. Em 2017, o Tempo Integral começa no dia 06 de março.

Outra implementação é o IDEM – Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal. A avaliação vai acontecer todos os anos, no final do ano letivo, visando diagnosticar o desenvolvimento dos alunos e seus índices de aprendizagem. Estes dados serão utilizados para reorganizar e replanejar o trabalho pedagógico, quando necessário.